Saiba maisAgendaContato

O que vem depois do primeiro “Sim” em Produto?

By Alanna Maltez
May 23, 2022
3 min read
O que vem depois do primeiro “Sim” em Produto?

Se você está passando ou já passou pela transição de carreira para Produto, sabe que esse é um momento, no mínimo, agridoce. Por mais que seja animador descobrir uma nova área de atuação, aprender coisas novas e planejar um futuro seguindo esse caminho, a jornada até chegar ao primeiro “Sim” num processo seletivo pode ser bem dura e desafiadora psicologicamente.

A gente vai lá, se prepara, manda currículo para os quatro cantos do mundo e vai recebendo como resposta uns emailzinhos padrão e sem graça dizendo que “você é mara, mas… ainda não foi dessa vez”.

Só que “o tempo passa, o mundo gira, o mundo é uma bola(Não pegou a referência? Por favor, clique no link e se permita conhecer esse clássico do brega recifense <3) e, então, aquele tão sonhado e suado “Sim” em Produto chega. Você tira o peso de uma geladeira das costas e finalmente vai trabalhar com o que tanto sonhou. Oba!

Esse momento é delicioso! É bom demais poder sentir esse gostinho da nossa vitória e se lançar na aventura. Finalmente, você está entrando numa nova fase da sua carreira: a que vem depois do “Sim”. Como alguém que está vivendo exatamente esse momento, eu gostaria de compartilhar algumas coisas que venho aprendendo para que, espero, consiga tranquilizar você sobre os desafios que pode encontrar.

A prática pode ser bem diferente da teoria

Não, aquela realidade que a gente lê lá em Inspirado, de Marty Cagan, não é bem a que a vamos encontrar no mercado.

Também quase nenhuma empresa segue o Scrum ao pé da letra (isso se segui-lo) ou mesmo vai te permitir acompanhar a construção de um produto do zero, seguindo os passos que você viu no curso que fez.

A gente tem que lembrar que teoria, por natureza, é generalista. Ela é uma visão abrangente de uma realidade e, sendo assim, não considera as especificidades de cada mercado, usuário, produto, empresa.

Então, no mercado, o que a gente vê são pessoas lidando com todo tipo de obstáculo para colocar ou manter um produto de pé e, isso, muitas vezes, vai exigir uma abordagem mais afastada daquela que a gente encontra nos livros e cursos.

Mas é legal a gente lembrar também que, como profissional de Produto, estamos naquele time também para questionar. Por isso, se a cultura da empresa onde você trabalha for realmente comprometida com a melhoria contínua, você vai encontrar pessoas dispostas a responder suas perguntas e ouvir suas sugestões.

Você vai errar e isso não é o fim do mundo

Talvez, a parte mais difícil desse momento “pós-sim” seja aceitar a dolorosa verdade de que, mais cedo ou mais tarde, nós vamos errar. Afinal, somos humanos, né? E, além disso, humanos iniciando uma nova carreira. Então, quando esse momento chegar, não seja tão dura(o) consigo mesma(o), tá?

Também é bom lembrar que quem contrata uma pessoa iniciante deveria ter sempre seu nível de exigência adequado a essa senioridade. Ou seja, quem te contratou precisa ter em mente que você é alguém vivendo suas primeiras experiências em Produto e, como tal, precisa de algum nível de acompanhamento. Ainda que isso também não evite que os erros aconteçam - afinal, erros fazem parte! - deixa mais espaço para aprender e ir ajustando.

O melhor, então, é levantar a cabeça para a coroa não cair e usar esses erros como uma boa fonte de aprendizado.

Aprender, aprender e aprender

Conseguir seu primeiro emprego em Produto é o começo de um novo momento de aprendizado. Esse não é o ponto de chegada dessa jornada, mas só uma outra etapa. Agora, cada dia de trabalho, vai te ajudar a aprender muito e também identificar em quais temas você precisa investir para ampliar seu conhecimento.

Aprender, aprender e aprender é uma constante na vida de todo profissional.

E, por favor, não tenha vergonha de assumir que você não sabe alguma coisa e perguntar para alguém do seu time. Você não tem que ter todas as respostas. Além disso, pelo que tenho vivido, esse momento de troca é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos ter no ambiente de trabalho.

Espero que essa breve reflexão possa ajudar aqueles que receberam seu primeiro “Sim” em Produto e também preparar aqueles que estão na luta por ele.

Longe de fechar a discussão, a ideia é que gente siga se ajudando na construção das nossas carreiras.

Você não está só.

um abraço e até a próxima!


Previous Article
Do outro lado: o que uma pessoa recrutadora avalia numa seleção em Produto?
Alanna Maltez

Alanna Maltez

Redatora

Related Posts

De Customer Success a Produto: uma jornada profissional
October 08, 2023
2 min
© 2023, All Rights Reserved.

Acesso rápido

Saiba maisAgendaContato

Redes Sociais